Como limpar de forma adequada uma chaminé

Para que a sua chaminé continue a funcionar por longos anos é necessário que você realize uma manutenção adequada na mesma, como, por exemplo, procedendo com a limpeza a fim de retirar as sujidades, fuligens e creosoto que podem se acumular na sua estrutura. E, no caso de não ter tempo, ou de simplesmente não o querer fazer, existem limpa chaminés profissionais e que fazem um trabalho de excelência.

A limpeza frequente e de maneira correta também é muito importante por questões de segurança, uma vez que o creosoto é inflamável e poderá gerar incêndios nas moradas, colocando a vida de muitas pessoas em risco.

Por tudo isso, não passe longos períodos sem realizar a limpeza na sua chaminé. Caso não possa dispor de mão de obra especializada, você mesmo poderá proceder com a limpeza. Veja as nossas dicas para fazer esse procedimento de maneira adequada e garantir a segurança da sua família e o pleno funcionamento do seu sistema de exaustão.

O indicado é que você realize uma limpeza completa anualmente em sua chaminé. Porém, caso você utilize-a com frequência poderá fazer limpezas em intervalos menores.

Para se certificar de que está na hora de realizar uma limpeza use uma lanterna de modo a iluminar a cavidade da sua chaminé e raspe com uma faca o creosoto. Se, quando retirá-lo, você notar uma espessura grossa, então está no momento de proceder com a limpeza.

Materiais Necessários:
Para realizar a limpeza da sua chaminé você irá necessitar de:

escada
óculos de proteção
máscara contra poeira
lanterna
vassoura
balde

fita
um revestimento para proteger os móveis e o chão
escova de fio rígido e de tamanho pequeno
tubos de extensão, que lhe permitam limpar uma chaminé em todo o seu comprimento
escova de chaminé, plástico ou arame que tenham as medidas ideais para a sua chaminé
Procedimentos a se realizar antes de limpar a chaminé
É fundamental que você tome alguns cuidados antes de iniciar a limpeza da sua chaminé, de forma a garantir maior segurança na realização do processo.

Antes de realizar qualquer procedimento, sempre certifique-se de que não existem animais utilizando a sua chaminé como moradia. Em geral, esquilos, guaxinins e pássaros podem estar presentes. Caso constate alguns deles ou de ninhos, retire-os antes de iniciar a limpeza.

Use roupas adequadas. Lembre-se que esta é uma tarefa que poderá sujar e até mesmo manchar as suas roupas, por isso, opte por peças antigas e não se esqueça de se proteger contra a poeira e o creosoto, usando máscara de pó e óculos de proteção.

O chão e os móveis do ambiente também devem ser protegidos, porque a fuligem e as sujidades podem passar para o local. Dessa forma, utilize de um pano velho ou jornal para cobrir o chão, os móveis e outros itens de valor que podem ser prejudicados.

Leave a Reply